Ação Social pela Música do Brasil

Quem Somos

Fundada há 27 anos, a Ação Social pela Música do Brasil (ASMB) é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, cuja missão é a educação social e cultural através do ensino da música clássica, a fim de promover a inclusão social de crianças, adolescentes e jovens de comunidades em situação de vulnerabilidade social. Em seu histórico, mais de 14 mil alunos já passaram pela instituição, colhendo resultados positivos, principalmente no que se refere à prevenção e ao combate às drogas e à violência intrafamiliar. Atualmente, o projeto atende no total 4.700 alunos em 13 núcleos de aprendizado musical e em 18 polos de musicalização. Dos 13 núcleos, 06 encontram-se na cidade do Rio de Janeiro, entre eles Rio das Pedras, Complexo do Alemão, Morro dos Macacos, Cidade de Deus, Manguinhos e Tijuca englobando um total de 20 comunidades atendidas. Temos também 01 núcleo na cidade de Petrópolis, 01 núcleo na cidade de São Gonçalo, 04 núcleos em João Pessoa (Paraíba) e 01 núcleo em Ji-Paraná (Rondônia).

Em sua vertente sociocultural, a Ação Social Pela Música do Brasil fundou, em 2014, a Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro (OSJRJ) e diversos conjuntos de música de câmara, com destaque para Camerata Jovem do Rio de Janeiro, Ensemble Carioca, Top Five e Camerata de Petrópolis, que traduzem concretamente o resultado do trabalho realizado ao longo dos anos, e que possibilitam, a partir da revelação de talentos entre os jovens músicos, a abertura de novos caminhos para a vida profissional.

A ASMB é hoje uma organização madura, totalmente compromissada com sua missão e com plena consciência de sua responsabilidade social. Tem, diante de si, vários desafios para preparar seu futuro, mas tem também muita disposição para inovação e capacidade para se reinventar.

A participação do Governo, de Empresas e da Sociedade Civil nesse esforço é fundamental, para que a instituição consiga prosseguir em sua trajetória de levar dignidade e esperança de uma vida melhor para milhares de jovens.

  • Nosso Alcance

    Atualmente 4.406 alunos em 11 núcleos de aprendizado musical e em 18 polos de musicalização.

    Dos 11 núcleos, 04 encontram-se na cidade do Rio de Janeiro, entre eles Rio das Pedras, Complexo do Alemão, Vila Isabel e Cidade de Deus, englobando um total de 20 comunidades atendidas.

ASM do Brasil
Patrocínio

Nosso Maior Apoio

Ministério da Cidadania, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, Lei Estadual de Incentivo à Cultura, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura e Lei Municipal de Incentivo a Cultura - Lei do ISS:

Patrocinadores